quinta-feira

Despertando a vocação missionária

Ser cristão é ser um agente missionário, é estar em missão a todo tempo e o tempo todo. Todavia como priorizar esse tema na pauta da vida que, por sinal, anda cada vez mais corrida?

Uma porta de entrada para de fato assumirmos essa identidade é o envolvimento com uma instituição missionária. Digo envolvimento financeiro, dar uma recalculada no orçamento da casa e assim encontrar uma verba mensal para o apoio de instituições missionárias que já atuam em campos específicos.

Dessa forma, além de investirmos na expansão do reino, poderemos estreitar o contato com essa instituição recebendo informativos, revistas, notícias dos missionários, notícias dos campos, juntamente com os diversos pedidos de oração.

Outro caminho interessante é o apoio pessoal e direto a um missionário ou família missionária. Esse apoio deve ir além do investimento financeiro, deve ser um envolvimento emocional que cria em nós interesse pela vida do próximo. Trocas de e-mail, ligações e mensagens, são caminhos para saber sobre os desafios da vida e do campo, além do mais estreitam laços de amizades.

Abrir a porta da casa para receber missionários e assim ouvir a experiência de quem está no campo, deve ser uma programação constante em nossa agenda, pois assim vemos e ouvimos de perto histórias que nos encorajam e nos estimulam a fazer parte dessa vivência.

Por fim, dentre tantas outras sugestões que poderiam ser dadas, encerro com a experiência das viagens missionárias. Acredito que todos deveriam doar parte das férias para participar de uma viagem missionária, ou trabalho voluntário em alguma região ou campo distante de casa. Essa experiência de deixar a zona de conforto e estar em outro contexto, de alguma forma proporciona a possibilidade do crescimento e da dependência de Deus, além de revelar outros contextos e situações diferentes da que vivemos.

Participar de projetos assim amplia o nosso olhar sobre como podemos atuar no reino de Deus e nos estimula a sermos mais engajados no nosso dia a dia com aquilo que temos em nossas mãos.

Uma igreja viva é entre outras coisas uma igreja missionária e uma igreja missionária não é apenas aquela que investe grande soma de dinheiro em missões, antes, é uma igreja onde todos entendem que estão em missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário